Alberione Opera Omnia
 


 

Indicazioni bibliografiche

  Autore

Don Giacomo Alberione
  Titolo Opera ABUNDANTES DIVITIAE GRATIAE SUAE (BRA)
  Scritta nel 1953
  Anno Ed 2000
  Lingua brasiliano
  Pagine Totale 183
  Destinatario Famiglia Paolina
  Forma Testo
 

Continua la lettura

0
BRANO



español  english  italiano  Sigle-Legenda
     
Codice:
99001

SCHEDA - Capitolo: Abundantes divitiae gratiae suae   Contesto:contesto Pag.: 3-4-5


Tiago Alberione

Abundantes divitiae gratiae suae
História carismática da Família Paulina

Título original
Abundantes divitiae gratiae suae - storia carismatica della Famiglia Paolina

Società San Paolo, Casa Generalícia, 1988
Publicado para uso manuscrito

Edição dirigida por Angelo Colacrai e Eliseo Sgarbossa

Agradecimentos pela colaboração a:
Andrea Damino, Antonio da Silva, Guido Gandolfo, Luís Giovannini, Antonieta Martini, Fedele Pasquero, Franco Pierini, Maurício Tirapelle.

Tradução P. L. Costa
Revisão H. Dalbosco

Sigla da Obra: AD

Apresentação

A pedido insistente dos seus primeiros filhos para que revelasse alguns aspectos da sua pessoa, da vocação recebida e da missão da Família Paulina, Pe. Tiago Alberione traçou de próprio punho, por volta de 1953, as anotações destas páginas.
As palavras de são Paulo
Abundantes divitiae gratiae suae (cf. Ef 2,7), postas na cabeça da primeira página e que se tornaram depois o título de toda a obra, exprimem de modo eloqüente a perspectiva na qual o Autor toma posição. Ele não entende narrar o que fez e realizou, embora com o auxílio de Deus, mas quer deter a atenção exclusivamente na pedagogia admirável com a qual “a riqueza extraordinária da graça” quis servirse dele, “pessoa indigna e incapaz”, para realizar o projeto em prol da Igreja (cf. AD 350).
Tomam vida, portanto, “apontamentos” simples e descarnados, que se resolvem em prolongada ação de graças a Deus. Guiado pelo Espírito Santo, revisita os anos passados com ânimo comovido de quem percebe sua vida como envolvida pelas benevolências do Pai: na “luz” proveniente da Hóstia ele viu verdadeiramente o Senhor; o “semicego” (AD 202) sempre foi iluminado e guiado passo a passo; uma vez mais o instrumento inadequado (cf. AD 209) serviu a Deus para repetir as maravilhas sem fim…
Ao apresentar esta nova edição de
Abundantes divitiae gratiae suae, conhecida também como a “História carismática da Família Paulina”, desejo convidar o leitor a assumir a mesma atitude de gratidão e operosa resposta ao apelo de Deus que Pe. Alberione teve. Seguindo seu exemplo, cada um de nós entende entrar com amor crescente no mistério da vocação-missão recebida, para aderirlhe com todas as forças.
Pe. Sílvio Pignotti
Superior geral ssp

 
 

www.operaomnia.alberione.org

 
   
 

Copyright © 2016 Famiglia Paolina
Powered by: www.paulus.net